Como Gerar Mais Tráfego: O Guia Absolutamente Completo - Imagem em destaque do conteúdo

Como Gerar Mais Tráfego: O Guia Absolutamente Completo

Gerar tráfego é uma das coisas mais importantes para o seu site, pois sem ele seu site não possui vida, é só mais uma página na internet, e ela já está cheia disso.

Passar horas e horas criando um conteúdo único, épicamente épico, publicar o artigo e esperar por milhares de visitantes, quando na verdade ninguém ou pouquíssimas pessoas acabam vendo o seu artigo.

Isso é no mínimo frustante, você deve pensar: mas o que eu estou fazendo de errado ?

E assim milhares de sites e blogs morrem na internet, conteúdos fantásticos perdidos no abismo da internet.

Mas você sabe por que isso acontece ?

Isso acontece pois você provavelmente não conhece estratégias certas para colocar o seu conteúdo nas primeiras colocações do Google e gerar mais tráfego.

Mas não pense que é fácil!

Essa é uma tarefa muito árdua e difícil, mas quando o resultado de todo esforço chegar, você vai ficar realmente orgulhoso.

Nesse artigo você vai aprender:

  • A importância do tráfego.
  • Analisar oportunidades.
  • Analisar a concorrência.
  • A importância do título.
  • Como escrever um conteúdo inesquecível.
  • Como divulgar corretamente o seu site.

A importância do tráfego

Imagem ilustrativa de como gerar mais tráfego

Todo negócio precisa de clientes, em um negócio digital você também precisa de clientes, lógico.

Esses futuros clientes chegam no seu site através do tráfego, seja ele orgânico ou pago.

Esse é o principal pilar para manter um negócio saudável.

Tipos de tráfego

Existem vários tipos de tráfegos, alguns gerados maneiras pagas e outros totalmente de graça são eles:

Tráfego orgânico

É todo o tráfego vindo diretamente os mecanismos de busca de forma natural.

A melhor forma de conseguir ele é através da otimização para os mecanismos de busca, conhecido pela sigla em inglês SEO (Search Engine Optimization) que iremos ver mais adiante.

Geralmente é encontrado por pessoas novas em busca de algum assunto que o seu site aborde, de longe é um dos melhores tráfegos, pois atrai para o seu negócio pessoas totalmente interessadas pelo seu nicho, gerando leads engajadas com o assunto e dispostas a aprender mais.

Tráfego direto

Acontece quando alguém chega ao seu site digitando a url do mesmo diretamente no navegavor, no meu caso, 8resultados.com.

É geralmente usado por leitores recorrentes do seu site que já o conhecem, então optam por digitar a url diretamente.

Receber demasiado tráfego direto é um bom sinal, significa que o seu leitor gostou do conteúdo e voltou para encontrar mais.

Trafego pago

Também é uma opção de tráfego muito boa, acaba atraindo pessoas interessadas no assunto que você trata, porém como o nome já diz é uma forma paga.

Normalmente é este o tipo de tráfego indicado para lançar um website e o mais indicado para quem deseja converter as suas visitas em seguidores assíduos ou mesmo em novos clientes ou oportunidades de negócio, já que acabe trazendo pessoas interessadas no assunto.

Funciona do mesmo jeito do tráfego orgânico, só que aqui esse tráfego não é de graça.

Tráfego das redes sociais

O Tráfego das redes sociais é muito viral para os sites.

Este é provavelmente um dos tipos de tráfego mais importante nos dias de hoje, isto porque as redes sociais tornaram-se extremamente imperativas para qualquer site, permitindo a divulgação dos seus posts, o contato direto com os leitores e ainda a facilidade em encontrar parceiros de negócio e possíveis parcerias extremamente interessantes.

Contudo, este é um dos tipos de tráfego com maior bounce rate, isto é, as pessoas entram a partir de publicações compartilhadas, leem o que interessa e acabam rapidamente por sair e procurarem outros.

Neste tipo de tráfego o que interessa mais é a questão viral do conteúdo em si, isto é, se chamar a atenção, se for do interesse do leitor e se tiver uma boa mensagem a transmitir, então certamente que vão falar do conteúdo, vão compartilhar o mesmo e vão acima de tudo, indicá-lo a outros leitores.

Analisar oportunidades

Analisar oportunidades para gerar mais tráfego

A primeira coisa a se fazer antes de montar seu blog sobre algum tema é pesquisar sobre esse mercado.

A maioria das pessoas publicam um site na internet, e criam suas páginas as pressas, sem antes mesmo fazer uma pesquisa de mercado para entender seus concorrentes, e principalmente seus visitantes, para poder se posicionar melhor e conquistar seu espaço.

Isto é muito fácil de ser feito, mas é ignorado pela maioria dos iniciantes. Comece pesquisando no Google sobre temas relacionados com o nicho de mercado da página  que você deseja trabalhar.

Existe uma ferramenta que todos os produtores de conteúdo chamada Google Adwords Keyword Tool, que é essencial para analisar oportunidades pesquisando por Keywords ou em português palavras-chave.

É de extrema importância você pesquisar antes de produzir algo relacionado a tal palavra-chave, não adianta escrever sobre algo que ninguém procura, não é mesmo ?

Então, procure por várias palavras-chave antes de escrever sobre o assunto, ache palavras pouco exploradas ou com resultados “fracos” da concorrência procure fazer sempre melhor do que os outros.

Usando esta ferramenta você poderá encontrar dados muito valiosos, como quantas vezes essa palavra é procurada, e também procurar por palavras-chave de cauda longa, que pode te gerar um resultado ainda maior.

Por exemplo:

Ao invés de procurar por Pizza no Google, a pessoa pode procurar por Pizza de calabresa com mussarela.

Como você pode ver, “Pizza” é uma palavra-chave exata e “Pizza de calabresa com mussarela” é de cauda longa.

Usando palavras-chave de cauda longa você pode atrair leitores mais interessados no assunto no qual você irá produzir.

Existe uma pesquisa muito interessante feito pela Slingshot e publicado pelo SEOMoz, que você encontra clicando aqui. Que mostra a porcentagem de cliques média que você irá receber estando entre os 10 primeiros colocados para alguma palavra-chave, segue o gráfico:

Ctr do Google

A importância do titulo

A importância do título para gerar mais tráfego

O título é uma parte crucial, Alguns dos melhores copywritters alegam que você deveria gastar 50% do tempo dedicado a um artigo pensando no seu título.

Parece até um exagero, mas eu concordo com isso.

O título será o primeiro contato com o seu site após o leitor fazer uma pesquisa, para causar boa impressão, faça um título chamativo, que seja exatamente o que o leitor queira.

Existem alguns princípios para construir um título para atrair o leitor, ele é chamado de 4Us – Artigo do Copyblogger.

Os 4Us:

  1. Be USEFUL to the reader,
  2. Provide him with a sense of URGENCY,
  3. Convey the idea that the main benefit is somehow UNIQUE; and
  4. Do all of the above in an ULTRA-SPECIFIC way.

Traduzindo:

  1. Seja ÚTIL para o leitor,
  2. Crie um senso de URGÊNCIA,
  3. Transmita a ideia de que o principal benefício é algo ÚNICO, e
  4. Faça tudo acima de forma ULTRA-ESPECÍFICA.

Com estes passos você poderá desenvolver um título único que seja diferenciado dos demais e que chame atenção do leitor.

Trabalhando o SEO

Trabalhando o SEO para gerar mais tráfego

Sigla do inglês para Search Engine Optimization, em português, Otimização para mecanismos de busca.

É um processo de otimização a partir de palavras-chave, para deixar o site mais amigável aos mecanismos de busca, facilitando a sua indexação no mesmo.

O SEO é muito importante para colocar o seu site bem posicionado nos mecanismos de busca, deve ser praticado por TODOS os produtores de conteúdos.

Os mecanismos de buscas tem algorítimos que existem diversos fatores para um site estar bem ranqueado, entre os mais importantes estão:

  1. Autoridade da página.
  2. Autoridade do domínio.
  3. TrustRank.
  4. Velocidade de carregamento.
  5. Responsividade.
  6. Certificado SSL e HTTPS.
  7. Palavra-chave no título.

Existem outras centenas de fatores para o seu site ranquear, mas estes são os principais.

Esses algorítimos estão constantes mudanças para evitar eventuais maneiras de burlar o sistema, então é bom ficar de olho, você pode ver as mudanças aqui. (Em inglês).

Quero deixar bem claro que trabalhar o SEO do seu site é um processo demorado e que os resultados só irão aparecer com o passar do tempo, então não desanime, faz parte do processo. Conforme o seu domínio for amadurecendo os seus posts começaram a aparecer cada vez mais perto da primeira colocação.

Palavras-chave

As palavras-chave são uma peça importantíssima para o SEO, é através dela que o leitor chegará ao seu conteúdo quando pesquisar nos mecanismos de busca.

Como já citado nesse post você pode analisar palavras-chave no Google Adwords Keyword Tool, é uma ferramenta muito boa do próprio Google totalmente de graça.

Escolher as palavras chave para mim é uma questão de olhar para a concorrência e decidir o quanto ela é forte.

A maioria das pessoas erram por escolher e usar somente as Keywords extremamente competitivas e que todo mundo está usando, ignorando outras alternativas que poderiam trazer um melhor resultado.

Você pode utilizar as palavras mais competitivas em suas postagens ou atualizações, mas insira também um segmento de palavras sinônimas e que seriam menos utilizadas pelos seus concorrentes. Assim você poderá obter tráfego com pesquisas proveniente dessas duas alternativas.

É muito mais fácil aumentar o tráfego qualificado de seu website, e obter uma melhor indexação nos mecanismos de busca,  quando você escolhe as palavras certas com temas de menor  concorrência e que podem ser amplamente procuradas pelos internautas.

Vamos dar um exemplo da palavra SEO:

Como alternativa a palavra SEO que é extremamente concorrida na internet, podemos usar algumas palavras menos concorridas de calda longa que possuem menos buscas no Google, mas que vão lhe dar uma classificação boa no Google, podendo assim ir aos poucos lhe gerando autoridade e tráfego qualificado.

Pessoas que acham seu conteúdo através de uma palavra-chave de calda longa, são geralmente mais qualificadas do que as que procuram por palavras curtas ou Keywords exatas.

Meta descrição

Muitos produtores de conteúdos podem achar ela meio inútil, mas não se engane, fazer uma meta descrição de qualidade pode atrair mais um leitor para o seu site se for usada com sabedoria.

Procure criar chamadas, como por exemplo:

Neste artigo eu usei: Gerar tráfego é uma das coisas mais importantes para o seu site, pois sem ele seu site não possui vida, descubra hoje como gerar mais tráfego!

Gerar tráfego é uma das coisas mais importantes para o seu site – Com isso eu dei enfase que gerar tráfego é algo muito importante.

pois sem ele seu site não possui vida – Mais uma vez dando enfase na importância do mesmo, criando senso de urgência, ninguém quer ter um site morto, não é mesmo ?.

descubra hoje como gerar mais tráfego! – Depois de criar o senso de urgência, eu apresento a solução.

Está comprovado, uma meta descrição bem feita pode aumentar o Click Through Rate.

Urls

Para ajudar o seu site a ranquear no Google, você tem que tornar suas Urls amigáveis. Mas como eu faço isso ?

Bom, se você estiver utilizando o WordPress é bem simples, basta você ir em Configurações → Links Permanentes, provavelmente estará em marcado a opção padrão, então selecione a opção Nome do Post e clique em Salvar. Pronto, agora todos os seus posts sairão com um nome amigável.

Com a opção padrão selecionada os seus posts sairiam assim: http://8resultados.com/?p=123

Agora com a opção de sair com o nome do post, ela sairá exatamente com o nome do post. É claro!, ficando assim: http://8resultados.com/post-exemplo/

Mas ainda existe um jeito de deixar ainda melhor, já já vamos conhecer um plugin para WordPress fantástico chamado YoastSEO.

Imagens

É de extrema importância ter páginas em seu site com uma velocidade de carregamento alta, então sempre otimize suas imagens. Eu utilizo o TinyPNG (link para a página do plugin – e aqui o link para o site), é um plugin grátis para otimizar as imagens, porém existe um limite por mês, após acabar o limite você pode esperar acabar o mês ou pagar um pequena quantia por cada imagens otimizada.

Estando com as imagens otimizadas, agora é hora de mudar os nomes das suas imagens, sempre coloque nomes que sejam compatíveis com o assunto no qual ela esteja exposta. Por exemplo:

Em um post sobre Marketing de Conteúdo, coloque o nome da imagem principal do post com o nome do post.

Agora altere o texto alternativo de todas as suas imagens também para o assunto relacionado, seguindo o exemplo da imagens principal do post sobre o marketing de conteúdo, podemos colocar o texto alternativo como: Marketing de conteúdo: Imagem mostrando os principais pilares. Ou seja, procure sempre relacionar.

É importante fazer isso pois os robôs de busca dos mecanismos de busca não conseguem enxergar imagens como a gente, para ele é simplesmente uma lacuna vazia, então com um nome e um texto alternativo relacionado ao assunto ele irá entender que a imagem tem a ver com o assunto. E isso dará pontos positivos para seu post ranquear melhor.

Plugin Yoast SEO

Para mim sem dúvidas o melhor plugin de SEO para WordPress, sempre usei este e grandes produtores de conteúdo como por exemplo o Henrique Carvalho do Viver de Blog também usa ele, então está mais que recomendado. Você pode fazer o download gratuito aqui.

Sua versão gratuita já é incrível tem diversas ferramentas que te ajudam a melhorar os seus conteúdos, e além da versão gratuita, existe uma versão paga que consegue ser ainda melhor.

Com este incrível plugin você consegue mudar a Url do seu post para uma de sua escolha, como por exemplo este post tem um nome muito extenso para uma Url, então eu coloquei apenas, Como gerar mais tráfego. A palavra-chave exata.

Também é possível mudar a meta descrição para uma de sua escolha.

Em todos esses passos, na escolha da meta descrição, na criação de texto, links, entre outros, o plugin irá te dar dicas de como melhorar.

Escrevendo um conteúdo inesquecível

A importancia do conteudo para gerar mais trafego

Agora que você atraiu seu leitor para entrar no seu conteúdo chegou a hora de lhe entregar tudo o que foi prometido e um pouco mais.

Faça um conteúdo inesquecível e único, que ultrapasse as expectativas de qualquer pessoa, conquiste o leitor e prenda totalmente sua atenção.

Você pode ler uma pouco mais sobre produção de conteúdo no meu post sobre o Marketing de Conteúdo.

Tamanho do conteúdo

Tamanho importa sim!

Segundo uma pesquisa feita pela QuickSprout, todos os conteúdos que estão entre os 10 colocados nos mecanismos de busca possuem mais de 2.000 palavras, veja baixo.

O tamanho do conteúdo importa para o ranqueamento nos mecanismos de busca, pesquisa

Dicas para melhorar

Para melhorar cada vez mais a sua produção de conteúdos, você deve ler sempre que possível, leia vários posts sobre o assunto que você irá escrever, ou até mesmo um assunto diferente, não faz mal, o que importa é sempre manter sua menta absorvendo informações.

Lendo textos de outras você irá aprender a escrever de forma correta, afinal você não quer parecer um idiota escrevendo tudo errado, não é mesmo ? 😛

Design do texto

Na produção de texto é de extrema importância ter pontos, virgulas, essas coisas você já deve ter aprendido na escola.

Então chegou a hora de usar tudo isso!

Deixe o seu texto sempre escaneável, ou seja, de uma forma que dê para saber o assunto de cada paragrafo somente rolando a página para baixo.

Use sempre tags H1 para o título principal, H2 para o subtítulos, H3 para os títulos dos subtítulos, enfim, deixe seu texto sempre bem separado.

Fazer uma salada de fruta com o conteúdo deixará o leitor completamente perdido, e aposto que não é isso que você quer, não é ?

Tenha um visual Profissional

Como gerar mais tráfego: Visual profissional

 

Investir em um belo visual, com um design profissional é fundamental para o sucesso do seu blog, mas sem exageros, não coloque muitas informações a ponto de poluir a tela assim que o leitor chegar ao seu blog.

Sites que usam temas padrões ou algum mal feito recebem menos confiança e pouco acesso, pois assim que o leitor chega ao seu blog ele se depara com tanta informação bagunçada que acaba fechando a página.

Aqueles que apresentam um design impressionante e que indica claramente um trabalho de qualidade irá experimentar o inverso colherá benefícios surpreendentes.

O seu visitante tem somente 8 segundos aproximadamente para decidir de fica ou sai do seu site.

E segundo pesquisas 90% das pessoas que saem do site nos primeiros 8 segundos, dizem que sairam pois o site tinha um tema ruim.

Hoje em dia é fácil encontrar temas bons e de graça, mas eles também não são tão bons quantos os pagos, então vale muito a pena você investir nessa parte de seu site.

Divulgação

Como divulgar nas redes sociais

Você já otimizou seu site, já criou conteúdos totalmente otimizados também, enfim, está tudo pronto. Então agora é hora de divulgar!

Mas onde divulgar ?

Redes sociais

As redes sociais são cheias de oportunidades, Já são 1,6 bilhão de usuários mensais ao redor do mundo, sendo 99 milhões o número de brasileiros ativos por mês na rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook. No Twitter o número total de pessoas cadastradas é de 310 milhões em todo o mundo.

Vamos usar o Facebook como exemplo, quem não tem Facebook hoje em dia ?

Dentro da rede social você pode procurar por grupos, o Facebook é cheio de grupos, então procure por algum que trate do assunto no qual você escreve sobre.

Mas não seja aquela pessoa que entra no grupo somente para “spammar” links para o seu site. Interaja com os membros do grupo troque idéias, e de leve divulgue um post seu, sempre colocando uma parte do post no grupo seguido do link para as pessoas começarem a ler e ficarem interessadas, está ai a importância de uma boa introdução para o texto.

Além de trocar idéias e divulgar o que você produz, você pode ver as necessidades da comunidade que faz parte do grupo e escrever sobre um assunto que eles estejam procurando, simples assim!

Fóruns

Funciona basicamente como citado as redes sociais acima, procure fóruns relacionados ao assunto do seu site e interaja com os membros, procure novas idéais de conteúdo e divulgue os seus existentes.


Então gostaram do post ?

Se sim, compartilhe com algum amigo seu que esteja querem atrair mais tráfego, além de ajudar ele, você também estará me ajudando.

Você tem alguma pergunta ou sugestão ?

Escreva um comentário abaixo, ficarei feliz em te responder 😀 .

Grande abraço.

Lucas Antunes.

 

Marketing de Conteúdo: O Guia Completo

Next Article

Marketing de Conteúdo: O Guia Completo

Marketing de conteúdo é o futuro, aprenda tudo sobre essa nova forma de fazer marketing.
  • Excelente artigo, Lucas Antunes, sua escrita é muito boa! O tráfego sempre é a maior dificuldade para todo iniciante em uma empreitada digital. É uma barreira que não é impossível romper, e você explicou muito bem isso.

    Em um tópico extremamente interessante no artigo, sobre SEO, eu escrevi um artigo essencial para todas as pessoas e gostaria muito que você pudesse ler e deixar seu comentário a respeito, quem sabe até gerar um outbound link. playmarketingdigital.com.br/o-que-e-seo-o-guia-essencial-para-iniciantes/

    Enfim, gostei bastante do seu site para uma primeira lida, você me verá frequentemente, Forte abraço

    • Muito obrigado, Adão!
      Fico feliz em ler seu comentário.

      Grande abraço.